Sabia que há estudos que comprovam que as coisas sabem melhor quando sentimos culpa? É verdade, parece que o fruto proibido não só é o mais apetecido como também é o que pode dar mais prazer!
Por isso, a primeira coisa que podemos dizer sobre este tema é NÃO SINTA CULPA! Lembre-se que nada é proibido, pense antes que simplesmente nem tudo lhe convém.
Sabemos que é difícil resistir aquela vontade de comer um doce…aquela vontade que a maior parte das vezes aparece ao final do dia ou depois do almoço…. Consegue identificar-se?
Então, vamos às estratégias?!
Muito provavelmente essa vontade está a surgir porque não está a comer bem durante o dia. Por isso, a primeira dica que podemos dar é que reveja o seu dia e que perceba se está a fazer uma alimentação adequada às suas necessidades. Isto é, aquela história de evitar os hidratos de carbono não vai ajudar a que consiga controlar a vontade dos doces, isto porque os hidratos de carbono – principalmente os complexos de absorção lenta – vão ajudá-lo a que se sinta saciado durante mais tempo. Aqui fica a primeira estratégia: faça as pazes com os Hidratos de Carbono e inclua-os na sua alimentação diária.
A segunda estratégia é muito simples, mas muito importante: LANCHAR! Mesmo que esteja distraído e que não se lembre, coloca um alarme no telemóvel para lanchar. Por vezes ficamos distraídos com a quantidade de tarefas que temos em mãos e esquecemo-nos de fazer esta pequena refeição que tem tanto impacto no resto do nosso dia. Podemos e devemos fazer uma pausa a meio da manhã e/ou a meio da tarde para lanchar.
Terceira estratégia: tal como referimos no início, acreditamos que nada deve ser proibido, pelo que se gosta mesmo muito de comer chocolate e se é algo que não consegue mesmo viver sem, então uma estratégia a adoptar é inclui-lo na sua alimentação. Sim, leu bem: incluir o chocolate na sua alimentação pode ser uma estratégia para controlar a vontade de o comer. É possível fazer uma alimentação saudável e incluir um quadradinho de chocolate. Atenção, claro que se o seu objetivo é perder peso, então esse quadradinho deve ser ajustado ao resto do dia (pode-nos pedir ajuda para o fazer!). E não, não tem necessariamente de ser chocolate preto. Se gostar e preferir o chocolate negro, óptimo – é uma opção interessante e nutritiva, mas se o que o que gosta mesmo é de chocolate de leite, que seja um quadradinho de chocolate de leite.
Se é daquelas pessoas que não consegue mesmo ter controlo e ficar-se apenas por um quadradinho de chocolate sem comer a tablete inteira, então aí sim, entra a quarta estratégia: a estratégia das substituições inteligentes. Aqui o truque é ter sempre opções de guloseima mais saudáveis e nutritivas em casa. Comece pela fruta fresca, fruta desidratada, fruta cozida com canela, tamaras, e/ou sobremesas com estas. Para além de serem doces naturais, são também fonte de fibra o que ajuda logo a ficar mais satisfeito.
Quinta e última estratégia: CUIDE DE SI! Nunca lhe aconteceu nos dias em que vai ao ginásio, a vontade de comer doces diminuir ou até desaparecer? Ou pelo menos a motivação e o foco serem muito maiores? Por mais que não seja porque esteve a praticar desporto e não quer estragar o esforço cedendo à tentação. Por isso, cuide de si: faça desporto, descanse, relaxe… São pequenas coisas que pode fazer, mas muito importantes, para que o seu corpo esteja em harmonia e não ligue os alarmes e as sirenes das vontades súbitas de chocolate e outros doces.
Por isso, vamos rever então as 5 estratégias para resistir à vontade de comer chocolates e outros doces:
1- Insira Hidratos de Carbono de absorção lenta da sua alimentação;
2- Não se esqueças de lanchar;
3 – Insira o chocolate na sua alimentação saudável;
4 – Arranje substituições inteligentes;
5 – Cuide de si.
Digam-nos quais são as estratégias que poderão fazer mais sentido no seu dia-a-dia e se precisar de alguma ajuda, não se esqueça que estamos aqui para isso!