O conceito “Os primeiros 1000 dias de vida” refere-se ao pedido de tempo desde o início da gestação até aos 2 anos de idade do bebé. Este período é visto como uma janela de oportunidade única para moldar e potenciar a saúde futura do bebé, pois pode ter impacto na sua saúde e bem-estar durante toda a sua vida. É um período de imenso potencial e enorme vulnerabilidade.
Este conceito foi mencionado pela primeira vez em 2008 quando a revista científica The Lancet publicou uma série de artigos sobre como o período intra-uterino afetaria o desenvolvimento infantil nos anos que se seguem. Estes estudos, assim como artigos mais recentes, mostram que aquilo que acontece desde a fecundação até a criança completar 24 meses será determinante para a sua saúde no resto da vida.
Também a saúde da mulher grávida, incluindo a sua nutrição e níveis de stress durante a gestação podem afetar diretamente a saúde do bebé no presente e no futuro. Depois do bebé nascer, o seu próprio ambiente físico, a nutrição e as relações estabelecidas com os cuidadores têm um impacto duradouro na sua saúde e bem-estar. Nos primeiros 1000 dias de vida, os bebés precisam de nutrição adequada, relações e conexões fortes e carinhosas, segurança, tempo para brincar e um ambiente saudável (incluindo in utero).
O desenvolvimento cerebral nos primeiros 1000 dias
O desenvolvimento cerebral do bebé acontece mais rapidamente durante os primeiros 1000 dias do que em qualquer outra fase de vida. O cérebro molda-se e adapta-se ao ambiente em que se desenvolve e uma nutrição adequada neste período crítico irá potenciar a aprendizagem do bebé, as suas capacidades físicas e as suas emoções.
O papel da nutrição
Aquilo que a mãe come, o seu peso e composição corporal e o seu estilo de vida podem influenciar o metabolismo, sistema imunitário e desenvolvimento dos órgãos do bebé. Uma nutrição desadequada pode potenciar a obesidade e doenças crónicas no futuro, enquanto a nutrição adequada da mãe durante a gravidez, amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida e uma nutrição adequada quando o bebé inicia a sua alimentação são a base para o desenvolvimento de uma boa saúde e bons hábitos alimentares no futuro.
Mais recentemente, também tem sido dada ênfase à importância da nutrição ainda antes da gravidez iniciar, ao chamado período de preconcepção. Pois considera-se que a saúde materna e paterna no período que antecede à gravidez também será determinante para uma gravidez saudável e consequentemente para a saúde futura do bebé. Desta forma, aos primeiros 1000 dias somam-se os 3 meses que antecedem a gravidez (+/- 100 dias).
O que pode fazer para potenciar os primeiros 1000 (+100) dias de vida do seu bebé:
- Planear a gravidez e ajustar a alimentação e estilo de vida de acordo;
- Manter uma alimentação adequada durante a gravidez;
- Cessar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas;
- Depois do bebé nascer, se possível, manter a amamentação em exclusivo até aos 6 meses;
- Garantir que o bebé tem uma alimentação adequada desde o início da alimentação;
- Procure ajuda se vive em ambientes de stress e pouca segurança;
- Dê ao seu bebé muito amor e atenção para que se sinta seguro.
Caso pretenda ajuda e orientação nutricional nos primeiros 1000 dias contacte a nossa equipa através do Instragram @consultas.nutricao ou por email [email protected]
Texto elaborado por: Marta Gorgulho (Nutricionista Estagiária à Ordem dos Nutricionistas, 3494NE.
Bibliografia:
1000 Days. Nutrition in the first 1,000 days, A Foundation for Brain Development and Learning. 2018UNICEF, 2017. First 1000 days: The critical Window to ensure that children survive and thrive. May 2017.