Setembro é um mês de (re)começos.
De retomar à normalidade, depois dos meses de verão com menos rotina, almoçaradas com amigos e familiares, petiscos, cocktails ao pôr-do-sol… está na altura de regressar ao trabalho e aos bons hábitos alimentares com muita motivação.
Para isso não são precisas dietas restritivas, detox, jejum ou qualquer outra “dieta milagrosa” mas sim organização e algum foco.
Fazer o planeamento semanal das refeições e elaborar uma lista de compras tem inúmeras vantagens desde melhor gestão do tempo, ajuda a diminuir o desperdício alimentar, consegues fazer escolhas alimentares mais equilibradas e variadas e permite gerir melhor o orçamento.
– Comece por fazer uma lista do que tem em casa (vai evitar o desperdício alimentar e permite poupar dinheiro) e uma lista do que precisa de comprar em função das refeições da semana;
– Elabore o menu semanal (não só das refeições principais como também dos snacks);
– Cozinhe sopa, refeições e alguns acompanhamentos para já ter algumas coisas preparadas;
– Cozinhe em maior quantidade para sobrar para outras refeições (pode congelar);
– Garanta que tem em casa alimentos para refeições rápidas: conservas (atum, salmão, cavala, leguminosas), ovos, legumes congelados, couscous…
Se precisa de algumas sugestões para este recomeço, temos um kit para uma alimentação saudável que inclui um E-book “Como planear as compras e as refeições semanais”, um planeamento semanal de refeições e uma lista dos melhores produtos alimentares no mercado.
As marmitas podem ser excelentes aliadas de uma alimentação saudável e equilibrada. Um truque interessante que pode aplicar é confecionar comida em maior quantidade para o jantar para que possa sobrar para o almoço do dia seguinte e assim poder levar para o trabalho numa marmita.
Idealmente deverá ser composta por ¼ de alimentos fonte de hidratos de carbono (arroz, massa, batata, couscous, millet, cevada…), outro ¼ por alimentos fonte de proteína (peixe, carne, ovos, leguminosas, tofu, tempeh, seitan…) e ½ por vegetais e legumes. A bebida de eleição deverá ser sempre a água e uma porção de fruta como sobremesa, caso haja essa necessidade.
Algumas receitas para se inspirar:
- HAMBÚRGUERES DE ATUM
- LOMBOS DE BACALHAU ASSADO COM CROSTA DE AMÊNDOA E COUSCOUS DE CURCUMA
- RANCHO DE VEGETAIS
- FEIJOADA DE CHOCO
- EMPADÃO DE BATATA DOCE COM VEGETAIS E LEGUMINOSAS
- ROLINHOS DE COURGETTE COM RICOTTA
- LASANHA DE BACALHAU
- BOWL DE CAMARÃO
- HAMBÚRGUERES DE GRÃO
- LASANHA DE TOFU
- QUICHE DE QUEIJO FRESCO E GRÃO
- MASSA DE SALMÃO E ESPINAFRES
Escolha recipientes de vidro herméticos para armazenar os alimentos porque assim tem a vantagem de poder aquecer diretamente no micro-ondas.
Bom regresso à rotina!